sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prestigie o 4º Encontro de Tornearia em madeira de Pomerode






























É hoje a abertura da exposição do 4º  Encontro de Tornearia em Madeira de Pomerode, quando cerca de 40 expositores de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Paraíba irão se reunir no Centro Cultural.  
No encontro, o público poderá conferir mais de 200 peças feitas artesanalmente e conhecer um pouco desta técnica, com demonstrações de alunos no torno, nos seguintes horários: sábado às 10h, 14h e 16h e domingo às 10h e 14h.. 
Um dos destaques da exposição é a “Pirâmide de Natal”, um presépio em madeira fiel aos trabalhos produzidos na região alemã da Erzgebirge, com 1,30 metros de altura e que levou 140 horas para ficar pronto, envolvendo a professora Sandra Greuel e quatro alunos da Escola de Tornearia de Pomerode.
Além da beleza das figuras, esta obra tem uma característica espantosa, que encanta todos os visitantes: o ar quente gerado por nove velas, montadas na estrutura da pirâmide, gira uma hélice montada no topo da estrutura e faz o presépio todo girar, mostrando para o espectador Maria, José, o Menino Jesus, além dos Três Reis Magos, pastores e animais. É a primeira do gênero feita no Brasil.
Segundo a professora Sandra Greuel, da Escola de Tornearia de Pomerode, única no Brasil, "a atividade é muito positiva por ser uma forma de proporcionar momentos de criação aos alunos, pois inicia-se com uma ideia a ser discutida, que aos poucos vai tomando forma no torno e virando arte".
Sandra, que recebeu treinamento na Alemanha, está organizando o encontro e estará presente para explicar e demonstrar o trabalho para o público.

Clique para aumentar a foto

Clique para aumentar a foto

Clique para aumentar a foto

Clique para aumentar a foto
















Nenhum comentário: